Duelo Fiat X VW

07/02/2018

Uma disputa interessante marca o início de 2018 no setor automotivo. Rivais de longa data, sobem no ringue mais uma vez a Volkswagen e a Fiat. Essa nova batalha começou no ano passado, quando a marca italiana lançou o hatchback Argo no início do segundo semestre e a alemã apresentou sua resposta três meses depois com o novo Polo.

Continua agora com a chegada das versões sedã desses modelos. Após a Fiat anunciar que o Cronos seria lançado na primeira semana deste mês em Córdoba, Argentina, a VW se adiantou e organizou o encontro de lançamento do Virtus em São Paulo, na final de janeiro. Ato contínuo, a Fiat mudou sua estratégia e adiou para o final deste mês a apresentação do Cronos para a imprensa brasileira, não mais na Argentina, mas no Brasil. A justificativa foi “oferecer melhores e exclusivas condições para os brasileiros”.

No caso do Argo X Polo, quando saiu na frente, o resultado foi melhor para a Fiat. Fechou o ano passado melhor posicionada que a VW no segmento específico dos hatches compactos médios. Entre os 50 mais emplacados no ano o Argo ficou em 22º lugar, com 27.925 unidades, enquanto o Polo conquistou o 46º lugar, com 9.521 unidades. É preciso aí considerar que o Polo chegou ao mercado três meses depois do Argo. Nos volumes mensais de emplacamentos, divulgados pela Fenabrave – a associação dos revendedores – verifica-se números muito próximos. Mas o Argo, com 5.590 unidades emplacadas em dezembro, continuou na dianteira em 3º lugar no segmento de hatches médios e o Polo em 4º com 4.898.

Há, no entanto, mudanças de cenário. A divulgação, dos números de janeiro já mostra o VW Polo à frente do Fiat Argo. O hatch VW emplacou 6.632 unidades enquanto o da Fiat registrou 4.972. Com isso, no ranking geral, o Polo saltou para a quarta posição e o Argo ficou em sétimo lugar. No segmento dos hatches pequenos as posições foram de terceiro e quarto lugar, respectivamente.

A aceitabilidade dos dois modelos pelo mercado brasileiro é inquestionável. Os volumes estão dentro das metas estipuladas pelas duas marcas. Os resultados definitivos do esforço da Fiat e da Volkswagen pela conquista desse segmento do mercado irá aparecer neste início de ano, após a euforia e a poeira do momento de arrancada abaixarem.

Um fator pode marcar a diferença entre os dois modelos rivais. A Volkswagen leva a vantagem de oferecer o moderno, potente e econômico motor 1.0 TSI turbo, o que é um forte atrativo e trabalhou para, paralelamente ao lançamento, mostrar os ótimos resultados obtidos nas avaliações do LatinNcap. Ou seja, aposta na conquista da preferência do consumidor, apresentando garantias de segurança, desempenho e economia. E pelos resultados obtidos no primeiro mês de janeiro, a estratégia parece correta.

Já a Fiat, preferiu apresentar um carro que só oferece motores aspirados e sob o aspecto segurança, parece não dar maior importância ao aval do LatinNcap. Isso não quer dizer que o Argo seja inseguro, uma vez que incorpora nesse campo soluções modernas e atuais. Outro diferencial a favor do Argo, assim como do Cronos, em relação ao Polo e Virtus, é a qualidade e modernidade do acabamento interno, principalmente no que se refere ao material utilizado nos painéis e portas, assim como no design. O do Argo, assim como o Cronos, é superior. Basta bater os olhos e tocar. Há rumores de que a Fiat está adiantada no desenvolvimento de um motor 1.3 turbo, que será incorporado à Argo e Cronos muito em breve.

A compensação fica nos preços, menos salgados Argo (de R$ 47.790 a R$ 65.290) do que no Polo (R$ 49.990 a R$ 69.190), que aposta em um consumidor que não se importa em gastar um pouco mais para ter mais potência, menor consumo e segurança avalizada.

Para os sedãs Virtus e Cronos, a estratégia, tudo indica, será a mesma. A diferença é que, dessa vez a marca alemã saiu na frente, com um mês de antecedência. Ele já está no mercado, com preços definidos (de R$ 59.990 a R$ 79.990), enquanto os detalhes do Cronos serão anunciados nos próximos dias, com vendas em março. Da mesma forma do Polo, as cinco estrelas obtidas pelo Virtus nas avaliações LatinNCAP, foram anunciadas no dia do seu lançamento.

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Fábio Doyle