Dúvidas sobre Vito e Classe X

24/01/2019

A Mercedes-Benz revê sua estratégia para comercialização do furgão Vito no Brasil. Há uma demanda reprimida pelo mais recente furgão da marca alemã, mas a decisão de oferecer a versão produzida na Argentina apenas com câmbio manual, mostra que foi equivocada. O mercado pede câmbio automático. Em 2018, segundo o relatório da Fenabrave, a associação dos revendedores, apenas 50 unidades no Vito foram emplacadas no Brasil.

Com isso a importação foi suspensa e a rede de revendedores de veículos comerciais leves da Mercedes Benz não mais dispõe do modelo para atender ao mercado. A informação (não oficial)  é que a partir de abril, será lançado o Vito com câmbio automático, fabricado em Barcelona, na Espanha. (Obs: Após a publicação desta informação, a assessoria de imprensa da Daimler no Brasil entrou em contato com nossa redação para informar que não procede a notícia que o Vito com câmbio automático será lançado para o mercado brasileiro em abril. Ressaltou ainda que a Mercedes Benz ainda não tem data definida de início das vendas da nova versão do furgão no País.) 

Consultada por nossa reportagem, o fabricante, informou que “a partir de 2018, a Mercedes-Benz iniciou estudo para oferecer um novo pacote de equipamentos da linha Vito no Brasil; entre as novidades estão o câmbio automático e a câmera de ré solicitados pelo mercado brasileiro.” Sobre a origem do furgão Vito automático a assessoria de imprensa respondeu que essa informação só será liberada por ocasião do lançamento oficial, cuja data também não revelou. Nos bastidores confirma-se Barcelona como origem, mesmo porque a fábrica próxima a Buenos Aires, de onde saem o Sprinter e o Vito, “não tem capacidade produtiva”. Fonte da fábrica informa que o impasse com relação à importação do Vito da Europa é questão de homologação pelo governo da nova versão.

Classe X

A expectativa dos concessionários da Mercedes-Benz, que já está tensa devido aos percalços com o Vito, fica ainda mais elétrica com a dúvidas com relação à picape Classe X, que, quando lançado, promete provocar um salto no desempenho da marca no Brasil com a estreia de um representante no significativo mercado de picapes médias.

Acontece que notícias de bastidores estão tirando o sono dos empresários que investiram para a chegada do Classe X. O lançamento, que estava previsto para o primeiro semestre deste ano, foi adiado para o final deste ano, provavelmente outubro. Consultada por nossa reportagem a assessoria de imprensa da Mercedes-Benz afirmou que o Classe X “foi adiado para o segundo semestre”.

O projeto é produzir o Classe X na unidade industrial da Renault/Nissan de Córdoba, Argentina, que recentemente iniciou a produção do Nissan Frontier e em breve será a vez do Renault Alaskan. No caso do Classe X, a Mercedes investiu mais de 100 milhões de euros em uma linha de montagem independente e exclusiva, dentro do complexo industrial da Nissan, para o seu representante do segmento de picapes médias. O programa de treinamento de 2018 para venda e assistência técnica foi integralmente cumprido, mas o de 2019, que já deveria ter iniciado, está congelado, informou fonte do fabricante.

Fábio Doyle