Apesar das oscilações por que passam o mercado brasileiro de automóveis a todo instante, há quem acredite que o Brasil ainda tem um grande potencial de crescimento. Relatório da Global Automotive Retail Market (KPMG), rede global de empresas independentes que prestam serviços de auditoria no segmento automotivo, prevê que até 2020 o Brasil vai continuar ocupando a quarta posição mundial em vendas.
“O país possui um mercado com oportunidades de expansão de consumo, e as montadoras têm enxergado uma ótima oportunidade de investimentos no Brasil, inclusive em novas fábricas”, avalia Charles Krieck, sócio-líder da prática de Indústria Automotiva da KPMG no Brasil.
O estudo vai mais além e mostra que os países do BRIC, bloco composto pelo Brasil, Rússia, Índia e China, vão dominar os rankinks de vendas no futuro. A previsão é de um aumento nas vendas de carros na na China em mais de 60% entre agora e 2020, quase duas vezes mais a taxa esperada de crescimento para a Europa Ocidental e quatro vezes mais o crescimento na América do Norte. “De acordo com nossas estimativas, em 2020, quase um em três carros fabricados será vendido na China,” aponta Krieck.
A Índia, em especial, terá uma ascensão meteórica com uma taxa de crescimento ao redor de 300% até 2020. Mas é preciso destacar que o país tem um patamar relativamente baixo de apenas 3,6 milhões de vendas de veículos leves em 2013. “A característica mais importante dos mercados chinês e indiano é que essas taxas de crescimento parecem ser razoavelmente sustentáveis no longo prazo,” complementou o executivo.
O estudo completo está no link:
http://www.kpmg.com/Global/en/IssuesAndInsights/ArticlesPublications/Pages/global-automotive-retail-market-study.aspx