Mogi das Cruzes (*) – No caminho de realizar seu plano de se tornar “a mais brasileira entre as montadoras japonesas” atuantes no País, a Nissan lançou ontem a linha 2015 (ou seria 2016?) do sedan compacto Versa, agora produzido na fábrica de Resende (RJ), de onde já sai o Nissan March e os dois motores que equipa seus carros.
Procurando manter espírito otimista diante das turbulências por que passa o Brasil nos campos da economia, da política e da energia, Ronaldo Znidarsis, vice-presidente de marketing da Nissan do Brasil, disse que enquanto quase todos fecharam 2014 com queda em vendas a Nissan registrou crescimento. Ressaltou que a marca tem por meta neste ano aumentar o índice de nacionalização de seus produtos dos atuais 65% para 80% a 85%. Reafirmou também que a Nissan continua acreditando no crescimento da economia brasileira e nos resultados positivos do investimento de US$ 1,5 bilhão na fábrica fluminense.
O sedã Versa foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Nova York de 2011 e em 2014 na geração que agora chega ao Brasil. No mercado dos Estados Unidos o modelo é líder do segmento de sedãs subcompactos, com 24% das vendas dessa categoria de automóveis, informou Jean – Philippe Therry, gerente de produto da Nissan Brasil. Antes importado para o Brasil do México, o Versa registra vendas de 60 mil unidades no País desde 2011, disse. O Versa é produzido em sete plantas industriais no mundo, é comercializado em 80 países e totaliza vendas de 1,3 milhão de unidades.
O Versa ‘made in Brazil’ traz novo design interno e externo, novos equipamentos de conectividade, conforto e segurança, além do novo motor de 3 cilindros 1.0 12V, que amplia a gama em conjunto com o propulsor de quatro cilindros 1.6 16V. O sedã compacto japonês chega com preços entre R$ 41.990 e R$ 54.990. O Novo Versa oferece três anos de garantia e passa a ser oferecido em cinco versões: 1.0, 1.0 S, 1.6 SV, 1.6 SL e 1.6 Unique.
No design o Novo versa tem a frente mais encorpada e ancorada pelo novo formato de bumerangue dos faróis, que cresceram, e a grade cromada. Os faróis de neblina (para a versão 1.6 Unique) e o para-choque traseiro foram também reestilizados. Outros elementos novos do estilo exterior incluem detalhes cromados nas maçanetas, na tampa do porta-malas e na moldura das janelas. A nova versão Unique conta ainda com retrovisores externos com as luzes indicadoras de direção incorporadas.
Por dentro o Versa ganhou novo estilo e materiais de mais alta qualidade. Os bancos agora são em tecido, camurça ou couro natural, de acordo com a versão. O novo console apresenta a opção de acabamento Piano Black e as portas têm forração em tecido. Há detalhes cromados no botão do freio de estacionamento e maçanetas das portas e o volante pode ser forrado com couro.
Introduzido no New March no ano passado, o sistema NissanConnect também passa a equipar o Versa em sua versão mais cara, a 1.6 Unique. Disponível nos Estados Unidos e na Europa, trata-se de uma plataforma global da Nissan para a conectividade com aplicativos (apps) de smartphones.
O funcionamento é simples: o proprietário se cadastra e registra o seu carro, além de baixar o app em um smartphone com os sistemas operacionais Android ou iOS. A partir disso, é possível interagir com aplicativos como Facebook e Google.
No acesso ao Facebook a plataforma permite utilizar as funções feed de notícias, status, check in, amigos e eventos. Caso convites para eventos forem enviados, eles serão mostrados na tela do console. Com apenas um clique na tela touch screen é possível dirigir-se ao endereço indicado no convite com o auxílio do navegador por GPS e ainda fazer o check in quando chegar. O Google Search permite a busca de pontos de interesse como restaurantes, cinemas, teatros, etc. O pacote de serviço do NissanConnect é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro.
Concorrendo no mercado local no segmento dos sedãs compactos, o novo Versa mantém o amplo espaço interno da versão anterior, comparável, segundo Therry, ao de sedãs de categorias superiores. Medindo 4,49 m de comprimento e 1,69 m de largura, o modelo tem entre eixos de 2,60 m. As áreas internas têm dimensões incomuns para um carro compacto. Quem vai atrás tem 930 mm de espaço para cabeça; 1,32 m para ombros e 940 mm de espaço para pernas. O motorista tem ampla área também: 1,01 m para cabeça; 1,32 m para ombros e 1,06 m para pernas. No novo desenho do console, a ergonomia foi avaliada em detalhes e colocou os principais comandos próximos às mãos para evitar o deslocamento do corpo para frente. A direção com assistência elétrica (item de série em todas as versões de todos os carros de passeio da Nissan) permite modular o grau de assistência em função da situação, como manobras de estacionamento ou na condução na estrada, sem mencionar a menor manutenção por dispensar o uso de fluídos. O sistema de direção do Novo Versa tem calibração exclusiva para o mercado brasileiro, tornando-a mais firme em velocidades mais altas.
O fabricante destaca ainda o Comfort Seat, tecnologia empregada pela Nissan na confecção dos bancos. Os da frente contam com suportes laterais aumentados para melhorar o conforto e manter a posição estável do motorista e passageiro. O tecido utilizado evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens. As extremidades são alongadas em 20 mm na parte frontal do assento. A Nissan optou também por usar espuma de alta densidade e o motorista conta com o ajuste de altura, que pode elevá-lo em 40 mm, item de série desde a versão de entrada “e não disponível em muitos concorrentes”, informa a Nissan.
Entre soluções ‘amigáveis’ do Novo Vectra, a Nissan destaca a abertura da tampa do tanque de combustível por meio de uma alavanca no painel, item disponível em todas as versões. A partir da versão 1.6 SV, o sedã compacto oferece de série a abertura interna da tampa do porta-malas.
Outro diferencial é o ajuste de altura da coluna de direção de série também desde a versão 1.0. Também disponível a partir da versão de entrada, o alarme sonoro de advertência avisa quando a chave ficou no contato e também quando as luzes dos faróis permaneceram acesas após se desligar o carro. No campo do conforto, a Nissan ressalta que o Novo Versa tem “excelentes ângulos de abertura das portas que, junto com o teto elevado, permitem cômodo acesso ao interior, sem apertos ou esbarrões em partes do carro”.
O porta-malas comporta 460 litros (VDA). É realmente espaçoso e de fácil acesso. Há ainda a opção do rebatimento do encosto do banco traseiro, mas só a partir da versão SL.
Entre as soluções tecnológicas e de conectividade ofertadas estão os comandos de som e do sistema Bluetooth Streaming (para telefone e arquivos de áudio digitais) no volante; ar-condicionado digital; sistema de navegação por GPS integrado ao painel; plataforma NissanConnect de interatividade com aplicativos de smarthphones e câmera traseira. O sistema de áudio tem rádio, CD player com funções para MP3, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/ iPod, conector USB e quatro alto-falantes.
O sistema multimídia com tela de 5.8 polegadas sensível ao toque e comandos de voz em português é exclusivo para a versão 1.6 Unique. Na tela é possível consultar todas as informações de áudio e do telefone celular e também se conectar via Bluetooth a dispositivos móveis como smartphones e equipamentos de MP3.
O ar condicionado digital automático passa a fazer parte dos itens opcionais. O novo volante multifuncional com regulagem de altura concentra os controles de áudio e da função viva-voz para o telefone. A segurança passiva conta com airbags duplos e pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga.
Uma novidade muito bem vinda na segurança é a oferta de pontos de ancoragem para cadeiras infantis. A versão Unique conta tanto com o sistema europeu (Isofix) quanto com o norte-americano (LATCH), que prende a cadeirinha por alças na base e pelo topo. Assim como o Isofix, torna a instalação do assento mais prática e fornece mais segurança que o uso do cinto de segurança para prender o assento infantil. Essa versão também conta com cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis de três pontos (também disponível na 1.6 SL). Só não dá para entender porque o Isofix com Latch ficou limitado à versão top de linha.
Com objetivo de tornar mais ampla e acessível a linha do Novo Versa, a Nissan introduz a opção do motor de 3 cilindros, 1,0 litro e 12 válvulas, o mesmo que passa a equipar também o New March. Derivado do motor HR12, de 1,2 litro, utilizado pela marca em vários países, o HR10 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro. Produzido na fábrica de motores do Complexo Industrial da Nissan de Resende (RJ) o propulsor é compacto e leve graças ao número reduzido de peças em movimento em relação com um motor de quatro cilindros, e ao uso do alumínio para o bloco e o cabeçote (dotado de variador na admissão), explicou Therry.
O motor HR10 utiliza componentes de baixo atrito e muitas peças foram nacionalizadas e preparadas para a utilização de etanol. O volante e a polia de amortecimento foram balanceados com contrapesos externos para reduzir as vibrações características dos motores de três cilindros. Além disso, o isolamento acústico foi reforçado. Tudo isso pode ser verificado e comprovado nossa reportagem no test drive realizado em Mogi das Cruzes (SP). A calibração foi trabalhada para a gasolina brasileira (E22), etanol (E100) ou a mistura dos dois em qualquer proporção. O mapeamento da central eletrônica (ECU) foi pensado para privilegiar a disponibilidade do torque em baixas e médias rotações, proporcionando uma melhor dirigibilidade nas situações de condução cotidiana, sem comprometer o consumo de combustível.
A Nissan ressalta que seus carros oferecem soluções para reduzir as despesas na hora da manutenção. Entre elas está o uso de corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com as árvores do comando, solução que amplia o prazo de manutenção do equipamento para acima de 100 mil km, o dobro do normal para as correias. As velas têm eletrodos de platina, substituídas também a cada 100 mil km.
O resultado é um motor com 77 cavalos de potência, tanto com gasolina quanto com etanol, e 10 kgfm de torque, que oferece bom desempenho ao sedã, já que a maior parte do seu torque está disponível em baixas e médias rotações. Pesando 1.056 kg na versão mais completa (1.0 S), o Nissan Novo Versa três cilindros tem relação peso-potência de 13,5 kg/cv, pois pesa apenas 92 quilos a mais que o New March SV 1.0 12V, a opção mais completa do hatch com este motor. Entre os motores três cilindros em oferta no Brasil o da Nissan é o que oferece a menor potência. Isso, no entanto, não pareceu desmerecer o desempenho em nosso test drive no trânsito rodoviário e urbano nas imediações de Mogi das Cruzes (SP). Notamos um carro realmente silencioso, quase nenhuma vibração transmitida e um bom torque em baixa rotação.
O HR10 1.0 12V passou pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, recebendo a nota máxima (“A“) na sua categoria e também no ranking geral, informou o fabricante. O modelo da Nissan obteve em trecho rodoviário a marca de 15,2 km/l (10,4 km/l com etanol). No ciclo urbano faz 8,5 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina).
Além disso, o novo motor de três cilindros atende à nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L6), em vigor desde 1º de janeiro no Brasil, que estabelece níveis de emissões veiculares mais baixos em 100% dos motores de ciclo Otto. O sistema Bosch Flex Start Bosch (também utilizado pela Ford, Volkswagen, Peugeot, Citroën e Honda), que elimina o tanque auxiliar da partida a frio em todas as versões (também disponível para o motor 1.6) é uma das soluções que contribuíram para o modelo atingir as novas marcas.
O outro motor da linha do Nissan Novo Versa, denominado HR16, também de alumínio e bicombustível, desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e entrega um torque de 15,1 kgfm a 4 mil rpm, com qualquer um dos dois combustíveis. É semelhante aos que equipam modelos da Nissan em diversos mercados, entre eles o norte-americano. Também produzido em Resende – 100% dos motores do Novo Versa são brasileiros –, conta com os sistemas Flex Start Bosch e CVVTCS. O motor HR16 também obteve nota “A” no Inmetro na categoria e no ranking geral. O consumo urbano atinge 8,6 km/l, com etanol, e 12,4 km/l, com gasolina. Na estrada, o sedã compacto da Nissan faz 10,2 km/l, com etanol, e de 14,8 km/l, com gasolina. Assim como o 1.0 12V de três cilindros, o bom rendimento em consumo pode ser atribuído também à eficiente relação peso-potência do modelo (9,8 kg/cv na versão Unique).
O sistema de suspensões do Nissan Novo Versa é independente tipo McPherson com barra estabilizadora na frente e, na traseira, traz eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais. Os freios, dianteiros com discos ventilados e traseiros com tambores têm sistema ABS de 9ª geração que trabalha em conjunto com o controle eletrônico de frenagem (EBD) e o sistema de assistência de frenagem (BAS).
O Nissan Novo Versa conta com rodas de liga leve aro 16 na versão topo de linha, a Unique. Elas são calçadas com pneus Continental ContiPower 195/55 R16. Da versão de entrada até a 1.6 SL, as rodas são aro 15 com pneus Continental ContiPower 185/65 R15 (de aço na 1.0 e 1.6 SV e de alumínio na 1.0 S e 1.6 SL).
Versões e preços do Nissan Versa
1.0: R$ 41.990
1.0 S: R$ 44.990
1.6 SL: R$ 49.490
1.6 UNIQUE: R$ 54.990
(*) Viajou a convite da Nissan do Brasil