A Mercedes-Benz apresentou duas novas versões para o SUV GLA 250, que assim passa a ter sete diferentes configurações.
Nas novas versões, Vision e Sport, o GLA 250 é equipado com motor 2,0 litros turbo, com 211 cv de potência e 350 Nm de torque, associado à transmissão 7G-DCT de dupla embreagem. Esse conjunto faz com que o SUV consiga alcançar os 100 km/h em 7,2 segundos e permite que chegue à velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente).
Entre os itens de série nas duas novas versões a Mercedes-Benz incluiu o sistema Active Parking Assist, que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou longitudinais. Outro recurso disponível é o Command Online com navegação GPS. A versão Sport, que ganha o kit visual AMG, oferece também câmera de ré como equipamento de série.
Ambas as versões são equipadas com teto solar panorâmico com abertura por comando elétrico e ajustes elétricos para o banco do motorista (na Sport, também para o assento do passageiro da frente).
O encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, elevando a capacidade de carga do porta-malas de 421 para 836 litros.
Motorização
O motor de quatro cilindros do GLA incorpora tecnologias dos motores V6 e V8 da Classe S da Mercedes-Benz. O processo de combustão, por exemplo, é baseado na terceira geração da injeção direta da marca, que utiliza a tecnologia da múltipla injeção piezelétrica.
A transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem, utilizada no GLA 250, pesa 86kg. O câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. Com isso, a Mercedes informa que as mudanças para a próxima marcha – acima ou abaixo – são quase imediatas, sem perda da força de tração. A utilização de sete velocidades permite um escalonamento de marchas mais próximo, mantendo o motor sempre dentro de faixa ideal de rotações.
Tecnologia
Entre outros recursos tecnológicos o GLA 250 oferece também:
Eco start/stop: sistema voltado para a economia de combustível e o meio ambiente, que desliga o motor quando o carro está parado em congestionamentos ou sinais vermelhos. Para que ele volte a funcionar basta pisar no acelerador.
Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso.
Luzes de freio adaptativas, que em caso de frenagens de emergência, piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.
Função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.
HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives), que mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar.
O novo GLA 250 estará disponível na rede de concessionários da Mercedes-Benz a partir de abril.
Especificações técnicas
GLA 250 Vision GLA 250 Sport
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada (cm³) 1.991 1.991
Potência (cv/rpm) 211/5.500 211/5.500
Torque máx. (Nm/rpm) 350 / 1.200 – 4.000 350 / 1.200 – 4.000
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,2 7,2
Velocidade máxima (km/h) 235* 235*
Peso (kg) 1.455 1.455
Pneus 235 / 50 R 18 235 / 45 R 19
Capacidade do porta-malas (L) 421 421
Tanque de combustível (L) 50/6 50/6
Dimensões (mm)
Comprimento 4.417 4.417
Largura 2.022 2.022
Altura 1.494 1.494
* limitada eletronicamente
Preços da linha Mercedes-Benz GLA
GLA 200 Style R$ 128.150*
GLA 200 Advance R$ 136.150*
GLA 200 Vision R$ 153.550*
GLA 200 Vision Black Edition R$ 154.900*
GLA 250 Vision R$ 171.900**
GLA 250 Sport R$ 189.900**
GLA 45 AMG R$ 297.000*
*Preço Médio da tabela FIPE
**Preço sugerido informado pelo fabricante