RIO DE JANEIRO - A marca alemã apresenta o novo esportivo, que passou por mudança profunda no visual externo e interno e atualização tecnológica. A terceira geração do TT chega em duas versões de acabamento, com preços que variam de R$ 209.990 (para a versão Attraction, de entrada) a R$ 229.990 (para a topo de linha Ambition), ambas equipadas com motor TFSI (turbo e injeção direta de combustível), que gera 230cv de potência (19cv a mais do que o motor da geração anterior) e 37,7 kgfm de torque e está atrelado a um câmbio automatizado (Stronic) de seis velocidades e dupla embreagem.
Na frente, as principais mudanças incluem uma nova grade, mais larga e baixa; o logotipo da Audi no capô (antes ficava na grade dianteira), novos para-choques, que ganharam desenhos mais esportivos; entradas de ar com elementos que direcionam parte do fluxo aerodinâmico para as laterais, faróis com luzes de xenônio na versão Attraction e com lâmpadas de LED na Ambition, rodas de liga com novos desenhos, sendo de 18 polegadas na opção de entrada e de 19 polegadas na versão topo de linha; e tomadas de ar maiores.
Outra boa novidade, não aparente, é o uso abundante de alumínio (possibilitado pela nova plataforma MQB), que gerou significativa redução de peso (baixou para 1.335 quilos) e aumentou a rigidez estrutural em 23%. Com baixo peso e potência de sobra, o esportivo acelera até 100km/h em apenas 5,9 segundos e tem a máxima limitada em 250km/h.
Destaque também para detalhes como um spoiler que se abre automaticamente na tampa do porta-malas quando o carro atinge 120 km/h, para melhorar a estabilidade do veículo; as duas grandes ponteiras de escapamento redondas, também inspiradas no TT original, um pouco mais ao centro do para-choque; e a tampa de acesso ao tanque formada por um círculo cercado por parafusos, que se abre com um leve toque e possibilita a entrada da mangueira diretamente no bocal do tanque.
Em termos de dimensões, o comprimento (4,18m), a largura (1,83m) e a altura (1,35m) são os mesmos, mas o entre eixos aumentou de 2,46m para 2,50m, o que possibilitou a ampliação do espaço interno, embora não mude a configuração 2+2 lugares do esportivo. O porta-malas, com 305 litros, é limitado, mas está em sintonia com a proposta do carro.
Por dentro, o interior também foi reestilizado, com destaque para detalhes como as saídas do sistema de climatização, que agora incorporam botões de controle para deixar o console mais “limpo”. Mas o maior diferencial tecnológico está no painel de instrumentos, que abandonou os tradicionais instrumentos e adotou um monitor de LCD de 12,3 polegadas de alta-definição, com 1.440x540 pixels e processador gráfico da Nvidia, que dá efeito futurista ao quadro de instrumentos. A modernidade continua no sistema multimídia MMI Touch, com conexão 4G e hotspot wi-fi.
A linha do novo Audi TT fica mais completa no início do segundo semestre, quando desembarcam por aqui a opção Roadster, sem bancos traseiros e com capota em tecido, que pode ser aberta ou fechada em 10 segundos. Ainda este ano, chega também a versão mais apimentada: a TT-S (nas opções cupê e cabriolet), que é equipada com o mesmo motor 2.0 TFSI do Coupé convencional, mas com potência de 310cv e torque de 38,7kgfm. Outro destaque da opção mais esportiva é a tração integral. Com esse pacote, ele gasta 4,9 segundos para chegar aos 100km/h.
Segundo o presidente e CEO da Audi do Brasil, Jörg Hofmann, em 2014 a Audi cresceu 90% e terminou o ano em segundo lugar em vendas entre as marcas Premium. Em 2015, a empresa já cresceu 35% e é líder do segmento no acumulado do ano. Hofmann afirma que o objetivo da marca é chegar aos 30 mil carros vendidos por ano até 2020. Para isso, conta com a produção no Brasil do A3 Sedan (a partir de setembro deste ano) e do Q3 (em 2016), que serão fabricados na unidade de São José dos Pinhais (PR) e com a ampliação da rede de concessionários, que chegará a 50 este ano e a 67 até 2017, informou.
A marca dos quatro anéis está apostando alto no novo TT, que já está à venda nos concessionários. Principalmente nas suas linhas bem equilibradas, esportivas e ousadas. Não é à toa que a campanha de lançamento tem slogans como: “Isso não é carro. É bullyng com seu vizinho” e “ Você só chama a atenção dentro de carrinhos quando é um bebê”.
O novo TT mantém os mesmos preços da geração anterior: R$ 209.990 (Attraction, que vem com airbags laterais e de cabeça, Virtual Cockpit, bancos em couro e Alcântara, sensor de estacionamento traseiro, Audi music interface, Rádio MMI plus com sistema de navegação e rodas de liga de 18 polegadas) e R$ 229.990 (Ambition, que acrescenta Rádio MMI Plus com sistema de navegação, ar condicionado automático integrado nas saídas de ar, Audi Drive Select, Faróis Full Led, pacote de luzes e rodas de 19 polegadas).
(*) Jornalista viajou a convite da Audi do Brasil.