GRAMADO (*) - Depois do Focus Hatch atualizado de acordo com a versão européia, agora é a vez da Ford lançar no Brasil a versão fastback de quatro portas do modelo.
Em relação à edição anterior ele chega (em agosto) ao mercado com inovações no visual, na tecnologia e nos equipamentos.
Ao projetar o Focus Fastback o objetivo dos designers foi criar um carro médio para quem exige mais espaço no porta-malas, mas não abre mão da esportividade, performance e tecnologia. É um carro para quem gosta de carro, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.
O Fastback chega nas versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades, com preço a partir de R$ 77.900.
Como na versão hatchback, a mais procurada, a maior diferença visual do fastback é a grade dianteira poligonal (boca de tubarão) em formato de que passa a acompanhar o atual estilo de design da Ford, com frisos cromados nas versões Titanium e tipo colmeia nas SE. Os novos faróis, mais afilados, avançam nas laterais. A versão Titanium Plus vem com luzes de LED e faróis bi-xenon adaptativos, que regulam o facho de luz conforme a velocidade e direção.
As mudanças estéticas, que passam também pela lateral e traseira, beneficiam a aerodinâmica, que ficou 4% mais eficiente, com um coeficiente de 0,296 Cx, informou o fabricante.
O acabamento interno foi aprimorado. O painel, moldado em espuma injetada, traz no centro a tela do sistema de conectividade SYNC (de 8 ou 4,2 polegadas, conforme a versão). A cabine em estilo “cockpit” (envolvente) “veste” o motorista.
O volante revestido em couro incorpora os comandos de áudio, do sistema de conectividade e do câmbio. Os bancos, revestidos em couro natural a partir da versão SE Plus, contam com ajustes elétricos para o motorista na versão mais cara. O ar-condicionado digital tem comandos independentes para o motorista e passageiro e o espelho retrovisor eletrocrômico é de série em todas as versões.
Segurança
No aspecto da segurança o fabricante informa que o Focus Fastback produzido regionalmente (na Argentina) recebeu cinco estrelas do Latin NCAP, entidade independente que classifica o nível de segurança dos veículos comercializados na América Latina. O modelo oferece até seis airbags (frontais, laterais e de cortina), de acordo com a versão, tem estrutura reforçada com aços de alta resistência e barras de proteção lateral e o sistema de alerta pós-acidente. Possui também sistema Isofix para fixação de até duas cadeiras infantis.
Na segurança ativa, tem um conjunto chamado AdvanceTrac, que inclui os controles de estabilidade tração e de torque em curvas. Incorpora ainda o recurso ETS, que atua para evitar derrapagens. Assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus, controle de torque em curvas e luz de emergência em frenagens bruscas completam o sistema.
A versão Titanium Plus vem equipada com o assistente de frenagem autônomo, tecnologia desenvolvida para o tráfego urbano. Através de sensores, ele identifica partes reflexivas no veículo à frente (como placa e lanternas) e aciona os freios em caso de colisão iminente. O sistema pode evitar o impacto em velocidades até 20 km e é capaz de reduzir os danos em velocidades de até 50 km/h. Esse sistema funciona exclusivamente na prevenção de choque traseiro em outro veículo, mas não detecta pedestres, motos ou bicicletas.
O carro passou por ajuste na suspensão e recebeu novo sistema de monitoramento da bateria que otimiza o uso do alternador, além de um novo compressor de geometria variável para o ar-condicionado. Com novos materiais isolantes a Ford informa que o nível de ruído interno está melhor.
O resultado dessas evoluções, segundo o fabricante, é mais economia e redução de emissões. Está 8,2% mais econômico com etanol e 4,2% com gasolina”, diz Luiz Morroni, diretor de Novos Programas de Engenharia da Ford.
Motor
O conjunto mecânico do Focus Fastback é equipado com o motor Direct Flex 2.0, fabricado em alumínio, o primeiro no mundo a oferecer injeção direta com etanol e gasolina. Ele gera 178 cv e torque de 221 Nm com etanol. Sua elasticidade é revelada pela curva de torque, com 88% da força máxima disponível a 2.750 rpm. Esse motor vem associado ao câmbio automático de seis velocidades sequenciais com dupla embreagem. São dois os modos de condução: Drive (D), com giro mais baixo para privilegiar o conforto e o consumo, e o Sport (S) para uma condução mais esportiva com trocas de marcha em até 0,2 segundo. Uma novidade que faltava na edição anterior do Focus é o “Paddle Shift”, disponível a partir da versão SE Plus, que possibilita a troca de marchas por aletas atrás do volante.
A durabilidade do motor foi ampliada com uma nova proteção térmica no cabeçote. Há agora um sensor de temperatura que provoca o desligamento automático de dois cilindros em caso de superaquecimento. Ele também desliga automaticamente o motor após 30 minutos sem o carro estar em movimento. O sistema de estacionamento automático é oferecido na versão Titanium Plus.
A relação de itens de conveniência é ampla e, conforme a versão, inclui: ar-condicionado digital, espelhos externos com rebatimento elétrico, chave com sensor de presença e partida sem chave, retrovisor eletrocrômico, limitador de velocidade, controle de velocidade de cruzeiro e acendimento automático dos faróis. Em todas as versões, é disponível uma chave programável, chamada My Key, que permite limitar vários parâmetros do carro quando ele é usado por terceiros.
Para a conectividade, o Focus Fastback traz o sistema multimídia SYNC, com comandos de voz, duas entradas USB, tomada de 12 V e tela colorida de 4,2 polegadas (versões SE) ou de 8 polegadas (versões Titanium). Estas últimas vêm também com o MyFord Touch, tela colorida no painel que permite configurar as funções dos instrumentos e do computador de bordo, além de navegador e sistema de som premium da Sony com nove alto-falantes.
O AppLink, para acessar aplicativos de smartphones, e o Assistente de Emergência, que quando conectado ao celular faz chamadas ao SAMU em caso de acidentes graves, são recursos de série do equipamento.
A exemplo do Hatchback, o Focus Fastback 2016 traz um programa de fidelização para quem já é proprietário do Focus modelo 2014 ou 2015. Por tempo limitado, a Ford criou uma pré-venda com desconto especial de 15% para os clientes que comprarem o novo Focus 2016.
Como incentivo para os compradores do Focus Fastback, a Ford oferece de ônus para o cliente as revisões até o terceiro ano ou 36 mil quilômetros. Os compradores que se beneficiarem do desconto da pré-venda de 15% não terão esse benefício, informou Ramos.
Mercado
No ranking de emplacamentos divulgado pela Fenabrave, a associação dos revendedores, o Focus sedã (ou fastback), com 3.586 unidades no período de janeiro a junho deste ano está posicionado em 7º lugar no ranking dos mais emplacados no segmento. À frente dele, em sexto lugar, está o Fusion, também da Ford. No ano passado o Focus Fastback terminou em 8º (8.687 unidades emplacadas) enquanto o Fusion ficou com o quinto lugar, com 12.290 unidades. Os líderes desse segmento são o Toyota Corolla e o Honda Civic, nesta ordem. Há disputa acirrada pelo terceiro lugar entre o Nissan Sentra e o Chevrolet Cruze Sedan.
Para convencer os consumidores brasileiros de que o Focus Fastback é muito mais emocionante do que um Corolla, um Civic ou um Sentra, a Ford contratou o ator Gerard Butler (que fez o rei Leônidas em “300”) para estrelar uma campanha milionária a partir de setembro. “Temos um cisne, não um patinho feio”, disse Oswaldo Ramos.
Preços sugeridos do Ford Focus Fastbak
2.0 SE AT: R$ 77.900 (mesmo preço do modelo anterior, com mais equipamentos)
SE Plus AT: R$ 79.900
Titanium: R$ 87.900,00
Titanium Plus: R$ 96.900
Fonte: Fabricante
(*) Viajou a convite da Ford