CAMPINAS (SP) - A tecnologia trabalha para acabar de uma vez por todas com a “profissão” de ladrão de veículos e ser ferramenta de amparo e assistência às mais variadas necessidades do motorista.
Neste início do mês de outubro a Chevrolet dá um passo importante nesse sentido com o lançamento no Brasil de seu sistema de telemática OnStar.
A tecnologia, além de proteção contra roubo, oferece serviços de monitoramento e assistência na recuperação do veículo. Sensores localizados em partes estratégicas do veículo detectam situações de arrombamento e enviam um sinal ao Centro de Atendimento OnStar que então entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca. Caso o automóvel seja levado, o sistema permite observar seu deslocamento via GPS e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor.
Há ainda a opção de programar a função “Alerta de Movimento” por meio de um aplicativo para smartphones. Assim, no instante em que o sistema detectar deslocamento do veículo, uma mensagem será enviada ao cliente. Outro serviço é o “Destino Seguro” que permite o monitoramento do veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino. Esse recurso é útil principalmente para famílias que se sentem mais tranquilas ao compartilharem informações de certos deslocamentos entre seus membros. Assim, um pai poderia ceder o carro para o filho ir viajar e pedir ao OnStar que o avise assim que o automóvel chegar ao local determinado, por exemplo. O sistema permite ainda, por meio de solicitação verbal à Central de Atendimento do OnStar, localizar pontos de interesse, restaurante, teatro, cinemas, enviar a melhor rota para o GPS e até mesmo fazer as reservas. O sistema de telemática da Chevrolet oferecerá ainda ao motorista serviços de Emergência, Navegação, Conectividade e Concierge. Em casos de acidentes o sistema envia assistência médica (SAMU), reboque e até o Corpo de Bombeiros para socorrer os usuários do sistema. Para contatar a central basta pressionar um botão na base do retrovisor (foto), ou utilizar o aplicativo no smart phone. É um verdadeiro anjo da guarda do motorista, disse Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.
Os primeiros Chevrolet equipados com o OnStar no Brasil serão o Cruze Sedã e o Cruze Sport6, que chegam às concessionárias da marca ainda em outubro já como modelos 2016.
O OnStar já é uma realidade exclusiva de modelos da General Motors nos Estados Unidos há 19 anos e opera também em todos os países europeus e China.
Todos os modelos Cruze Sedã e Sport6 estarão a partir de agora equipados com o módulo OnStar e caberá ao proprietário autorizar ou não seu funcionamento. Nos primeiros 12 meses o serviço terá custo zero. Depois disso, como acontece em outros mercados onde equipa carros da General Motors, haverá um custo mensal fixo cujo valor irá depender do pacote de serviços que o cliente escolher. Nos Estados Unidos, segundo reportagem datada de 2014 da publicação eletrônica Autoblog, o custo pode variar entre US$ 17 a US$ 70 por mês. Segundo informação da General Motors do Brasil, hoje, essas taxas nos Estados Unidos podem variar de US$ 5 a US$ 150.
(*) Viajou a convite da General Motors do Brasil