F-Pace aflora desejos

29/08/2016

BRUMADINHO (MG) - É um carro que impressiona e desperta desejos. Estamos falando do F-Pace, o mais recente SUV a chegar ao mercado brasileiro com a assinatura Jaguar Land Rover - JLR. Como todas as marcas, a Jaguar também não fechou os olhos ao crescimento do mercado de utilitários esportivos e criou o seu representante para esse segmento. O F-Pace chega ao mercado brasileiro quase dois anos após dar seu primeiro sinal de vida na edição 2015 do Salão do Automóvel de Frankfurt, Alemanha.

É um carro que conquista ao primeiro contato visual. A admiração começa pelo design de sua carroceria, uma feliz solução que consegue ser ao mesmo tempo atual, esportiva e elegante, com linhas Linhas fluidas dão ao F-Pace sua personalidade esportiva
fluidas próprias da personalidade que remete à velocidade.

O design interior do carro segue essa linha de perfeição com acabamento primoroso, materiais e couros de qualidade excepcional, bancos confortáveis ao extremo, ergonomia perfeita e uma supercompleta e complexa oferta de soluções tecnológicas para garantir a segurança, o conforto e o desempenho em todas as situações de dirigibilidade. Trata-se de um veículo realmente completo e versátil, que pode ser usado e abusado tanto em pistas de alta velocidade, como um esportivo puro sangue, assim como nas mais extremas situações de trilhas de terras. Na primeira situação assume seu DNA Jaguar e nos trechos off-road mostra seu lado Land Rover.

E como se não bastasse, seu leque de versões e opções atende a todos os gostos para os consumidores de maior poder aquisitivo. Para o mercado brasileiro a Jaguar optou por trazer três das cinco versões ofertadas no mercado europeu. Começa com a Prestige equipada com motor 2.0 diesel de 180 cv e tração integral AWD, ao preço sugerido de R$ 309.700, segue com a R-Sport com motor 3.0 V6 gasolina e potência de 340 cv ao preço de R$ 360.900 e finaliza com a S, que traz o mesmo motor 3.0 V6 a gasolina, mas com potência elevada para 380 cv e preço de R$ 406.300. A JLR explicou que não trouxe para o Brasil a versão de entrada com motor diesel com tração 2x2 porque a legislação do país só permite o diesel para veículos com tração nas quatro rodas.

A marca Jaguar Land Rover não revela qual é sua meta de vendas, dizendo apenas que está preparada para atender o volume que o mercado local desejar. O F-Pace traz muita tecnologia embarcada, alguma inéditas. Listar todas seria enfadonho (uma visita ao site http://www.jaguarbrasil.com.br mostra os detalhes), mas vale lembrar algumas como o ASPC (All Surface Progress Control), sistema que controla sozinho, sem a interferência do condutor nos pedais de aceleração e freio, as subidas e descidas nos mais radicais trechos de aclives ou declives fora de estrada. Testamos a tecnologia na pista preparada para essa experiência em Brumadinho (MG). Trata-se de uma evolução do sistema Hill Descent que já há alguns anos equipa os SUVs da Land Rover. No painel central pode-se verificar o funcionamento do sistema de tração das rodas, que Traseira rebaixada lembra solução do LR Evoque
mostra a situação real em cada momento. Outra inovação é o mapa de navegação do GPS, que pode ter a imagem ampliada e reduzida com os dedos, como em telas de alguns smartphones. Outra inovação é a active key. É uma pulseira com sensor para travar e destravar as portas sem a necessidade da chave. Foi desenvolvida pensando em situações que o usuário do carro precisa deixar o carro e não pode levar a chave. Quando vai praticar esportes, por exemplo. A pulseira, que pode ser imersa em água, ao ser aproximada da letra J da logomarca na traseira do F-Pace trava e destrava as portas. Esse opcional custa R$ 1.600.

Como se nota, é uma aposta ousada da Jaguar Land Rover, que apesar dos preços compatíveis com poucos bolsos irá disputar espaço com pelo menos meia dúzia de concorrentes.

Para a Jaguar, os rivais diretos, são o Porsche Macan (o mais recente SUV médio do fabricante alemão) e o BMW X4. Quando colocados frente a frente com as versões equipadas com motor V6 a gasolina do F-Pace essa disputa é factível. São carros com dimensões, motorizações e desempenho semelhantes e membros do exclusivo mundo Premium do setor automotivo. O Macan, com motor V6 de 360 cv tem preço anunciado de R$ 482 mil, enquanto o X4 com motorização 2.0 e 3.0 com injeção direta, potência de 245 e 306 cv respectivamente, custa entre R$ 299.950 e R$ 349.950. Segundo os relatórios de emplacamento da Fenabrave (associação dos concessionários) não há, até o mês de julho, um único Porsche Macan emplacado no Brasil. Já para o BMW X4, foram 369 unidades registradas entre janeiro e julho deste ano.

Já na versão Diesel, de entrada, o quadro da concorrência deve se ampliar e colocar o F-Pace em confronto direto com outras marcas e até mesmo com a Land Rover, do mesmo grupo. O novo SUV tem dimensões motorização diesel semelhante a modelos como o Evoque e o Discovery, assim como, entre outros, o recém lançado Volvo XC60 Diesel AWD. Com relação aos primeiros será uma briga de família, que não deve alterar em nada os ânimos. Já o SUV sueco surge nesse cenário como um projeto mais antigo (de cinco anos). Oferece, porém, a conhecida e reconhecida segurança Volvo, acabamento também de primeira e tecnologia de ponta. É verdade que tem menos tecnologia embarcada voltada para situações fora de estrada, mas em compensação custa quase R$ 100 mil a menos que o F-Pace, o que é forte argumento para aqueles que não priorizam os aspectos off road em um SUV. Perguntada, a Jaguar Land Rover não considera o XC60 Diesel como concorrente da versão diesel do F-Pace.

(*) Viajou a convite da Jaguar Land Rover do Brasil



Comparativo com alguns SUVs da categoria Premium

                                  Comp. (mm) Larg. (mm) Alt. (mm)  E/E (mm) Motor  Pot.(cv)   Preço R$

JAGUAR F PACE           4.731           2.175        1.652       2.874       2,0D     180       309.700

LR/EVOQUE                 4.370           2.090        1.635      2.660       2,2D4    190      224.0000 / 265.900

LR/DISCOVERY SPORT 4.599           2.173        1.724      2.741       2,2SD4  190      230.400 / 281.900

VOLVO/XC60D             4.644           2.120        1.713      2.774       2,4LDT5 220     199.950 a 224.950

BMW/X4(*)                  4.671           1.881        1.624      2.810       2,0 i.dir  245      299.950 a 349.950

PORSCHE MACAN(*)    4.699           1.923        1.624      2.807       V6BT      360       482.000

VOLVO XC90 (*)           4.950            2.140        1.776     2.984       T6 G      320       338.950

(*) motorização gasolina; os demais são diesel

E/E = Distância entre-eixos

 

Especificações Técnicas Jaguar F-Pace

                                                Motor 2.0 TurboDiesel Motor 3.0 Supercharged Motor 3.0 Supercharged

Motorização                             TurboDiesel                 V6 Gasolina                     V6 Gasolina

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

Cilindrada (cc)                         1999                            2995                                 2995

N° de cilindros                         4                                  V6                                    V6

Layout dos cilindros               Em linha                        Longitudinal                     Longitudinal

Potência máxima cv/rpm        180/4.000                     340/6.500                       380/6.500

Torque máximo Nm/rpm        430/1.750 - 2.500          450/4.500                       450/4.500

0 - 100 km/h                         8,7                                  5,8                                  5,5

Combustível                          Diesel                             Gasolina                         Gasolina

PESO (kg)

Peso a partir de                    1.775                              1.820                              1.861

Peso bruto do veículo           2.460                               2.500                              2.500

Capacidade de reboque       2.400                                2.400                              2.400

Comprimento (mm)               4.731                                4.731                              4.731

Largura (mm)                        2.175                                2.175                              2.175

Altura (mm)                           1.651                                1.651                              1.651

Entre eixos (mm)                   2.874                                2.874                              2.874

Vão livre                                    213                                   213                                 213

Raio de Giro (Metros)              11,87                                11,87                              11,87

Suspensão Dianteira            Double Wishbone      Double Wishbone           Double Wishbone

Suspensão Traseira              Integral link               Integral link                    Integral link

Ângulos (Ataque/Central/Saída) 25,5º/21º/26º       25,5º/21º/26º              25,5º/21º/26º

Volume do porta-malas (litros)  508                          508                              508

Capacidade de carga bancos rebatidos (litros) 1.598 1.598                        1.598

Capacidade do tanque (litros)   60                              63                             63

 

 

Fábio Doyle (*)