Fórmula repetida

26/09/2016

RECIFE (PE) - Um SUV compacto com a marca Jeep (o Renegade), uma picape média compacta com a marca Fiat (a Toro) e agora mais um SUV médio com a marca Jeep. “Agora a família está completa”, comentou Sérgio Ferreira, diretor-geral da marca Jeep para a América Latina.

A menção refere-se ao lançamento neste mês de outubro do Compass, que se apresenta ao mercado brasileiro para ocupar seu espaço entre os SUVs do segmento intermediário, de tamanho médio, que a FCA define como C SUV. O Renegade, compacto faz parte do B SUV.

 

Nova geração do Jeep Compass nasce no Brasil.

Trata-se de um novo modelo global que faz sua estreia mundial em primeira mão no mercado brasileiro e produzido na unidade industrial da FCA, Fiat Chrysler Automobile, de Goiana, Pernambuco.

O Compass já existe e é bem conhecido no mercado norte-americano há vários anos. Ele ainda consta entre os veículos da marca Jeep importados para o Brasil, na versão Sport com motor 2.0 16V a gasolina e com preço sugerido de R$ 108.990. Mas com a chegada desta nova geração acaba de morrer.

Apresentado como modelo global, a nova geração do Compass, agora pernambucana, pela lógica, deverá mudar também o Compass comercializado nos Estados Unidos. O modelo vai estrear no Brasil, tanto em produção quanto em vendas, e no ano que vem será produzido em outras fábricas, com oferta em mais de 100 países, informa a FCA.

Com alguns sinais visuais que mostram ser irmão do Renegade, como a grade frontal, as rodas, o volante e o painel de instrumentos, o Compass traz conjunto de itens de segurança completo e atual, com itens como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e aviso e prevenção de colisão frontal (FCWp), entre outros.

Acabamento interior do Compass é semelhante ao do Renegade
Para impulsionar esse SUV médio, com peso de 1717 e 1751 kg, são oferecidos dois propulsores: o 2.0 Tigershark (flex) com potência de 166cv, o 2.0 Multijet II (único diesel no segmento), potência de 170 cv. As versões com motor flex oferecem tração 4x2 câmbio automático de seis marchas, enquanto as versões diesel têm tração 4x4 Active Drive Low e transmissão automática de nove velocidades.

O Jeep Compass já está à venda nas redes da marca com as seguintes versões: Sport, Longitude e Limited, equipadas com o 2.0 Tigershark, e Longitude e Trailhawk, com o 2.0 Multijet II. Os preços sugeridos começam em R$ 99.990 e chegam a R$ 149.990, valores sem dúvida competitivos no segmento e que prometem fazer uma revolução nesse mercado.

Em tamanho e dimensões, o Compass se equipara ao Kia Sportage, o Honda CRV, o Volvo XC60, Hyundai ix35, o GM/Chevrolet Captiva e o Suzuki Gran Vitara, entre outros. Para a FCA, os concorrentes com motor flex são o Kia Sportage, Mitsubishi ASX e Hyundai ix35 e para as versões mais caras o Compass enfrenta o BMW X1, o Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA. Mas como são todos importados e têm preços que variam demais, o Compass terá a vantagem de ser nacional, o que ajuda no aspecto da assistência técnica e confiabilidade, além dos preços sugeridos com melhor relação custo-benefício. A fórmula deu certo com o seu irmão compacto Renegade, que, com 34.917 unidades emplacadas até o final de agosto, ocupava o segundo lugar no ranking de emplacamentos, atrás apenas do Honda HRV com 40.122 unidades. No total, o segmento dos SUVs registra emplacamentos de 195.773 unidades, o que representa 15% do mercado total de automóveis e comerciais leves, segundo a Fenabrave, associação dos revendedores autorizados.

Uma interrogação surge ao lembrarmos do Fiat Freemont, o SUV da marca derivado do Dodge Journey com características de tamanho muito próximas ao Compass, mas com motorização menos atualizada e elevado consumo de combustível. O modelo já não aparece desde julho na lista de emplacamentos da Fenabrave. Consultada, a FCA garante que ele continua em linha, sem muita convicção.

Confira os preços sugeridos do Jeep Compass:

  • Compass 2.0 Sport Flex AT6: R$ 99.990
  • Compass 2.0 Longitude Flex AT6: R$ 106.990
  • Compass 2.0 Opening Edition Flex: a definir
  • Compass 2.0 Limited Flex AT6: R$ 124.990
  • Compass 2.0 Longitude Diesel AT9: R$ 132.990
  • Compass Trailhawk Diesel AT9: R$ 149.990

(*) Viajou a convite da FCA – Fiat Chrysler Automobile

 

 

 

Fábio Doyle (*)