Sedã que foge do estigma “tiozão”

07/02/2018

No processo de criação do Cronos, o time de designers a Fiat procurou anular a imagem conservadora, que quase sempre é característica de sedãs, e apresentar um “três volumes”, como são também definidos os automóveis com porta-malas saliente, com linhas jovens, modernas e dinâmicas. Parece que conseguiram. O Cronos tem traços fortes, com aspecto musculoso e capô alongado. Os faróis invadem as laterais com uma assinatura LED. As laterais se conectam à traseira elevada com desenho angulado que ‘esconCapô alongado do Cronos lembra esportividade
de’ a traseira saliente, que abriga porta-malas de 525 litros de capacidade, “o maior entre os concorrentes diretos”, ressalta o fabricante.

O interior do Cronos foi também criado com esmero, tanto no que diz respeito ao design do painel como no material de acabamento utilizado. Chama atenção o sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, em estilo flutuante como um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de série em todas as versões, permitindo acessar Waze e WhatsApp, entre outros aplicativos. O equipamento pode ser controlado a partir do volante com comandos de áudio e telefonia, conteúdo de série em todas as versões do Cronos.

Traseira angulada do Cronos procura atenuar saliência do porta-malas

A lista de soluções tecnológicas é grande, com destaque para o iTPMS, sensor de pressão dos pneus – de série em todas as versões –, o quadro de instrumentos com display digital de 7 polegadas em alta definição, o sistema Start&Stop para economia de combustível, partida por botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado automático digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica e o sistema de partida a frio sem tanquinho.

Lanternas traseira envolvem a lateral do Cronos.

São duas opções de motorização flex (1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO), e três de transmissão (manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas).

No quesito segurança o Cronos oferece airbags laterais (opcionais), ESC (controle eletrônico de estabilidade), TC (controle de tração), HH (Hill Holder) e sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis. ESC, TC e HH são oferecidos apenas a partir da versão Drive 1.3 GSR.

 

Sistema multimídia espelha celular e saídas de ar tem posição central elevada.

O Fiat Cronos será lançado em quatro versões:

DRIVE 1.3 MT: Equipada com motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas.

DRIVE 1.3 GSR: Equipada com o motor Firefly 1.3 com câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por botões no console central. O GSR Comfort inclui funções como a Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo, e Auto-Up Shift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A versão traz ainda paddle shifts atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente.

A partir desta versão o Cronos oferece também os seguintes itens de segurança:

PRECISION 1.8 MT: Equipada com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas.

PRECISION 1.8 AT6: Conta com câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro. O Cronos é o primeiro sedã compacto Fiat a receber esse tipo de transmissão.

O Fiat Cronos tem garantia de três anos sem limite de quilometragem. Este período pode ser estendido por meio do Mopar Vehicle Protection, o MVP, disponível com a opção de diluição de seu valor nas parcelas do plano de financiamento do veículo.

Os preços sugeridos do Fiat Cronos serão divulgados no dia 21 deste mês, quando o novo sedã da marca será oficialmente lançado para o mercado brasileiro. As apostas de analistas do setor indicam que irão de R$ 59 mil a R$ 79 mil.

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Fábio Doyle