Para a selva urbana

11/07/2018

O T-Cross, próximo lançamento da Volkswagen, está quase pronto. É um pequeno SUV, projetado para uso urbano. A estreia mundial da nova opção de veículo utilitário da VW está marcada para o segundo semestre deste ano. Enquanto isso, a Volkswagen revela os primeiros detalhes da novidade. Com este novo modelo, a Volkswagen irá expandir a gama de Sport Utility Vehicles (SUV), hoje composta pelo Tiguan Allspace e Touareg. O T-Cross terá tração dianteira, “conceito funcional e configurações personalizáveis”.

O novo SUV da Volkswagen, que será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), mede 4.192 mm de comprimento e 1.568 mm de altura (10 mm mais alto que o T-Cross europeu). A distância entre eixos do modelo que será produzido no Brasil é a maior do segmento: 2.649 mm (86 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu). Isso quer dizer que o T-Cross é maior do que o Novo Polo. Porta-vozes da VW dizem que o T-Cross e o Novo Polo agregam variedade ao segmento, fragmentado em dois tipos de veículos independentes. Esta fragmentação torna a oferta mais variada e a mobilidade mais rica em experiências. Isso pode representar também que estão cada vez mais minguados os dias que restam o VW Fox.

Equipada com rodas de até 17 polegadas, a gama T-Cross dispõe de duas opções de motores com turbo compressor e injeção direta de combustível. O motor 1.0 TSI Total Flex atinge uma potência de até 128 cv com etanol. Já o motor 1.4 TSI Total Flex gera uma potência de até 150 cv. O sistema de transmissão não foi informado, o que é um indicativo que terá apenas câmbio manual. A conferir.

O design foi claramente inspirado no irmão maior, o Touareg. Sem revelar detalhes a VW garante que a oferta, entre os itens opcionais do sistema de Infotainment, com tela sensível ao toque de 8 polegadas, irá surpreender.

Outro ponto de destaque é a segurança. “Graças à Estratégia Modular MQB, o SUV será um dos veículos mais seguros de sua classe – o que é garantido pela alta resistência a impactos, seis airbags e uma ampla oferta de sistemas de assistência”, informou a VW.

Da redação