SÃO PAULO (SP) - Chama-lo de SUV é um pouco de exagero, mas a Renault afirma que ele foi homologado como tal. Mas que o Kwid, o novo compacto da Renault, vai dar trabalho à concorrência é certo. Ele chega se destacando pela maior altura do solo da categoria (180 mm) e “ângulos de entrada (24°) e de saída (40°)”, que a Renault considera “dignos do segmento SUV”. Ele herda do DNA do Twingo (de saudosa lembrança) um ótimo espaço interno e um respeitável porta-mala (290 litros). São os maiores da categoria, ressalta o fabricante.
Como convém a um compacto, o Kwid promete ser econômico. Os números que o fabricante anuncia em trajeto misto (urbano-rodo
viário) são de 15,2 km/l com gasolina e 10,5 km/l etanol.
Segurança é talvez a principal qualidade do novo veículo. É onde se destaca dos concorrentes. É o primeiro do seu segmento a trazer de série, quatro airbags (dois frontais e dois laterais), “além de diversos outros itens de segurança e reforços estruturais”.
O design segue a nova identidade visual da marca e foi desenvolvido em parceria entre os estúdios do Renault Design Network (Brasil, França e Índia).
O perfil transmite a impressão de robustez e a sensação de o Kwid ser maior que os seus 3.680 m de comprimento. As rodas de 14” de série, os para-lamas encorpados contribuem para essa imagem.
Espaço
No interior do Kwid deverá agradar, principalmente às mulheres, a posição de dirigir elevada. Uma boa surpresa é o amplo espaço interno em se tratando de um compacto. A distância entre-eixos de 2.423 mm permite o maior espaço para os joelhos do segmento para quem senta no banco traseiro, garante o fabricante. O compartimento de bagagem, que acomoda 290 litros e é o maior da categoria, acrescenta. Com banco rebatível chega até 1.100 litros.
O banco traseiro é equipado com três apoios de cabeça e três cintos transversais de três pontos. A visibilidade traseira, com os apoios para cabeça é prejudicada. A versão de entrada, a Life, é espartana em termos de itens de conforto: além de não ter a direção elétrica, vem também sem ar-condicionado e sem vidros elétricos.
Como conectividade é hoje aspecto essencial, a Renault oferece como item de série para a versão Intense no chamado Pack Connect, o Media Nav 2.0, a central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas integrada ao painel que oferece GPS, ligações, Bluetooth e câmera de ré.
Economia
O Kwid traz o motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. O modelo também estreia a transmissão manual de cinco marchas SG1, que é mais leve e eficiente, segundo a montadora. Outra solução interessante é a corrente de distribuição no lugar da correia, que é mais resistente em relação à tradicional e reduz o custo de manutenção que, segundo a Renault é de menos de um R$ 1,00 por dia.
Economia em consumo de combustível está diretamente relacionada à relação peso/potência. Com 758 kg o Kwid é o mais leve entre os principais concorrentes e, segundo a Renault, oferece a melhor relação peso/potência, o que repercute em agilidade e rápidas respostas na aceleração. Com etanol no tanque, rende 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Com gasolina, são 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm.
O fabricante enfatiza que o Kwid, no uso misto, é o carro com o menor consumo de combustível do segmento. Na cidade, faz 14,9 km/l com gasolina e 10,3 km/l com etanol. Na estrada, 15,6 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. E no uso misto, os números são 15,2 km/l com gasolina e 10,5 km/l com etanol.
Para auxiliar o motorista a dirigir com economia, além do indicador de troca de marchas (GSI) no quadro de instrumentos, de série em todas em as versões, o Kwid traz um indicador de estilo de condução, também no quadro de instrumentos abaixo do velocímetro, que por meio uma barra com três cores (verde, amarelo e laranja) mostra o nível de eficiência do motorista ao volante.
Na versão Intense com o Pack Connect, existe ainda o programa Eco coaching na central multimídia Media NAV que avalia a condução por meio de pontuação e indica sugestões para uma forma de condução mais econômica.
A direção é elétrica, que além de facilitar as manobras, ajuda a reduzir o consumo e as emissões, já que exige menos o motor do que os sistemas hidráulicos. É item de série nas versões Zen e Intense. O diâmetro de giro é de 10 metros. Na versão de entrada, a Life, a direção é mecânica (será opcional a partir de novembro, informa a Renault).
Segurança
Em todas as versões, o modelo traz de série dois airbags frontais e dois laterais além de duas fixações Isofix para cadeirinhas infantis, item fundamental para a segurança das crianças. Também é de série os alertas visual e sonoro, além do pré-tensionador dos cintos de segurança dianteiros. No primeiro contato de nossa reportagem com o Twid, sentimos falta do farol diurno (DRL), também ausente nos concorrentes diretos VW Up! e Fiat Mobi.
O Kwid oferece os mesmos três anos de toda a linha Renault. O modelo tem um plano de manutenção com menos de R$ 1 por dia durante três anos para a versão Life.
O Kwid chega em três versões de acabamento: Life, Zen e Intense, com preços sugeridos de R$29.990, R$35.390 e R$39.990. O Kwid deve disputar a preferência dos consumidores de carros compactos, principalmente do Fiat Mobi e Volkswagen Up!, nas versões equipadas com motor 1.0 aspirado. A tabela a seguir permite uma comparação direta entre os três:
RENAULT KWID LIFE VOLKSWAGEN TAKE UP! FIAT MOBI 1.0 FIREFLY
MOTOR 1.0, 3 CILINDROS 1.0, 3 CILINDROS 1.0, 3 CILINDROS
POTÊNCIA CV (GAS/ETANOL) 66/70@ 5.550 rpm 75/82 @6.250 rpm 72/6.000 rpm77cv/6.250 rpm
TORQUE (GAS/ETANOL) 9,4/9,8 Kgfm@4.250 rpm 9,7/10,4 Kgfm@3.000 rpm 10,4/10,9 Kgfm@ 3.250 rpm
CILINDRADA 999,0 cm³ 999 cm³ 999,0 cm³
TAXA DE COMPRESSÃO 11,5:1 ND 13,2:1
PNEUS/RODAS 167/70 R14 175/70 R14 175/65 R14
FREIOS DIANT/TRAS ABS/DISCO/TAMBOR ABS/DISCO/TAMBOR ABS,EBD, DISCO/TAMBOR
DIREÇÃO Mecânica(*) Elétrica Elétrica
DIÂMETRO DE GIRO (M) 10,0 ND 9,96
CÂMBIO MANUAL 5 VELOCIDADES MANUAL 5 VELOCIDADES MANUAL 5 VELOCIDADES
TANQUE COMBUSTÍVEL (LITROS) 38 50 47
PORTA-MALAS (LITROS) 290 285 215
CARGA ÚTIL (KG) 375 440 400
PESO (KG) 758 922 945
ENTRE-EIXOS (MM) 2.423 2.421 2.305
COMPRIMENTO (MM) 3.680 3.689 3.566
ALTURA (MM) 1.474 1.504 1.502
LARGURA (S RETROV) (MM) 1.579 1.645 1.633
ALTURA LIVRE DO SOLO (MM) 180 ND (**) 156
ÂNGULO DE ENTRADA 24o ND ND
ÂNGULO DE SAÍDA 40o ND ND
AC. 0 A 100 KM/H (GAS./ET.) (SEG) 15,5/14,7 12,7/12,6 12,8/12,0
CONSUMO URBANO (GAS/ET) KM/L 14,9/10,3 14,0/9,6 13,7/9,6
CONSUMO RODOVIÁRIO (GAS/ET) KM/L 15,6/10,8 15,0/10,6 16,1/11,3
VELOCIDADE MÁXIMA (GAS/ET) KM/H 152/156 161/164 161/163
AIRBAGS 4 2 2
ISOFIX 2 2 0
PREÇO SUGERIDO (R$) 29.990 37.990 33.700
(*) A partir de novembro versão de entrada do Kwid, a Life, terá direção elétrica oferecida como item opcional. Preço ainda não divulgado.
(**) Não divulgado pela montadora
Fonte: Fabricantes
(*) Viajou a convite da Renault do Brasil