Pôrto Feliz - SP (*) Ao lado dos SUVs 3008 e 2008, a Peugeot traz agora o 5008 para integrar a gama de utilitários esportivos da marca.
O modelo utiliza a mesma plataforma do 3008, com comprimento aumentado em 20 cm e capacidade para sete passageiros. Como no 3008, serão duas versões: o 5008 Griffe e o Griffepack, equipado com o sistema ADAS - Advanced Driver Assistance System, de ajuda à condução.
O 5008, importado da França, utiliza o motor 1.6 THP de 165 cv abastecido apenas com gasolina e tem câmbio automático de seis marchas equipado com comando por impulso elétrico e o modo Sport. Há a opção de trocas manuais por Paddle Shift.
O preço sugerido de lançamento é de R$ 157.490 (Griffe) e R$ 166.490 (Griffepack).
Vendas além do esperado
No mercado brasileiro, a expectativa de vendas para a 5008 é de 150 unidades por mês, informou Antoine Gastron Breton, diretor de marketing da Peugeot Brasil. O 3008, que tinha meta inicial de vendas de 100 unidades por mês, apresentou resultado superior, com 861 emplacamentos de agosto, mês de seu lançamento, a dezembro de 2017 (média mensal de 172 unidades), segundo relatório da Fenabrave – a associação dos revendedores. Nos dois primeiros meses deste ano soma 412 unidades emplacadas, com fila de espera de 260 unidades, informou a Peugeot.
As soluções de conforto e segurança já conhecidas no 3008 estão também presentes no 5008, que além disso tem a segunda fileira de assento com três poltronas individuais, reguláveis isoladamente na distância e na inclinação do encosto. O revestimento é em couro legítimo, confirmou a montadora.
O novo SUV da marca do leão oferece ainda sistema de carregamento de celular por indução, no console dianteiro e uma entrada USB para o espelhamento do smartphone. Há ainda três pontos com tomadas de 12 volts para recarregar o celular: na dianteira, atrás do console central e na lateral do porta malas, ao lado dos dois bancos escamoteáveis que recebem o sexto e sétimo passageiros. O volume do porta-malas de 780 litros é outro destaque do 5008. Isso caso não haja necessidade de transportar sete pessoas.
Como concorrentes diretos do 5008 a Peugeot aponta o Mitsubishi Outlander, o Kia Sorento e o Toyota SW4. Todos mais caros que o novo rival, informou a Peugeot.
Desmistificação
Como estratégia para desmistificar a fama de assistência técnica cara e elevada desvalorização de seus carros, a Peugeot aposta no sistema Total Care, que já há algum tempo oferece a seus clientes. Esse programa garante transparência e preços definidos nas revisões. Se houver atraso no prazo de entrega o cliente não paga pelo serviço, se a quantidade de peças necessárias for maior que o previamente definido não haverá custo adicional e há ainda a oferta de carro reserva sem ônus para o cliente, com bônus de combustível para rodar até 25 quilômetros. A devolução do carro lavado e limpo por fora expor dentro faz também parte do programa. Isso passa a ser relevante desde que já há algum tempo algumas marcas (ou concessionárias) adotaram a política de não lavarem os carros que passam pela revisão, a não ser que o cliente pague especificamente pelo serviço.
Na troca por um carro novo, a Peugeot garante ainda que paga pelo usado que entrar no negócio 85% do valor da tabela Fipe, o que afasta o fantasma da desvalorização dos carros da marca, acredita o fabricante.
O elevado nível de segurança do 5008 é ratificado pelas cinco estrelas (nota máxima) recebidas na avaliação do EuroNCAP, o instituto independente de testes de segurança de automóveis.
Detalhe interessante e inovador no pacote Adas é o alerta de ponto cego ativo. O sistema não apenas avisa pela luz amarela no espelho retrovisor a aproximação excessiva de um outro veículo, como auxilia o motorista esterçando o volante para o lado oposto. Outra solução útil é o farol inteligente, que administra o uso da luz alta a partir do trânsito que encontra pela frente.
Configuração para o Brasil é mais pesada
Sobre o motor 1.6 THP, a primeira impressão é de que ele não tenha força suficiente para um veículo grande como o 5008, que pesa 1.627 quilos. Isso, no entanto, mostrou não ser verdade na condução rodoviária e urbana, graças também ao bom torque, que já em baixa rotação 1.400 rpm atinge 24,5 kgfm.
O 5008 certamente não tem a resposta rápida que seria esperada em um SUV que custa mais de R$ 150 mil, mas também não deixa a desejar, em se tratando de um carro para a família, que não tem no desempenho esportivo sua prioridade. Foi o que nossa reportagem pode observar ao primeiro contato com a novidade em percurso de quase 200 quilômetros em rodovias paulistas e no centro urbano de Barueri.
Aqui vale lembrar que o peso é uma das diferenças em relação ao modelo vendido na Europa. Lá ele pesa 1.365 quilos, ou seja, é 262 quilos mais leve. Isso se deve ao fato de a configuração escolhida para o Brasil já trazer como itens de série inúmeros equipamentos que no mercado europeu entram como opcionais. Como exemplo, Caio Prendini, responsável pelo planejamento do produto, cita o amplo teto solar, os bancos individuais da segunda fileira e rodas maiores, de 19 polegadas.
Essa diferença de peso afeta o desempenho. Na ficha técnica europeia a aceleração de 0 a 100 km/h é obtida em 9,2 segundos, enquanto o “nosso” 5008 registra essa marca em 10,5 segundos. Na Europa o 5008 oferece, além do 1.6 THP, outros propulsores - desde um 1.2 até a versão diesel – e mais de uma dezena de versões.
O 5008 já está à venda e para quem comprar o modelo ainda este mês de março, a Peugeot oferece um desconto especial de R$ 2500 sobre o preço sugerido já mencionado.
Dados técnicos – Peugeot 5008 1.6 THP
Preço sugerido de lançamento: R$ R$ 157.490 (Griffe) e R$ 166.490 (Griffepack).
Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, turbo, injeção direta, 16 V, 1.6 L, 165 cv a 6.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), barra torção (tras.)
Freios: discos ventilados
Direção: elétrica
Rodas e pneus: 225/55R19
Cx: 0,76
Dimensões: comp. 4,641 m; largura, 1,906 m; altura, 1,64 m; entre eixos, 2,84 cm; peso, 1627 kg; porta-malas, 780 l; tanque, 56 l
Consumo uso misto: ND
Velocidade máxima: 206 km/h (dado europeu)
Aceleração a 100 km/h: 10,5 segundos
Emissão CO2: 133 g/km (dado europeu)
Fonte: Fabricante
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(*) Viajou a convite da Peugeot do Brasil