Ousando na criatividade frente à pandemia, com ações de lançamento inéditas, a linha 2022 do crossover/SUV Nissan Kicks, produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), chega ao mercado brasileiro na segunda quinzena de março.
Recebendo por “delivery” a unidade da versão mais completa para test drive, dias antes do lançamento oficial, cada jornalista automotivo pode testar por nove horas o Nissan Kicks 2022.
Após esse primeiro contato com o produto, ficou a conclusão de que o destaque mais importante do Kicks 2022 é o realmente impressionante sistema de som, agora com a assinatura Bose, exclusivo para a versão top de linha, a Exclusive.
A motorização permanece a mesma, o design da carroceria recebeu alguns novos detalhes, o sistema de suspensão passou por ajustes, a tecnologia embarcada de segurança e sistema multimídia é quase completa e comparável ao que há de mais sofisticado nos carros do segmento e o conforto interno é inatacável.
Modelo mais vendido da Nissan no Brasil o Kicks busca desde a época de seu lançamento no Brasil, em 2016, um posição de destaque no segmento de SUVs. No ranking de emplacamentos de 2020 o Kicks ocupou o sexto lugar, com 36.433 unidades licenciadas no país, tendo à sua frente o VW T-Cross (60.119), Jeep Renegade (56.865), Jeep Compass (52.996), GM Tracker (49.372) e Hyundai Creta (47.757).
Na dianteira o Novo Nissan Kicks recebeu uma frente mais ousada e agressiva com destaque para a grade Double V – Motion. O sistema de iluminação utiliza a tecnologia LED nos faróis dianteiros e lanternas traseiras. A função DLR (luz de rodagem diurna) é item de série em todas as versões com câmbio CVT. O LED está presente também nos faróis de neblina e nas luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos.
Outras novidades são a antena estilo “barbatana de tubarão” (de série para toda a linha) e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advanced e Exclusive.
Por dentro, o destaque fica com dois recursos tecnológicos: o sistema multimídia com tela de oito polegadas e o sistema de som premium Bose, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista (Bose Personal Space), este exclusivo à versão Exclusive.
Desenvolvido em conjunto com a Bose, o sistema Personal Space proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador digital. O segredo para oferecer essa experiência de som envolvente são os dois alto-falantes Bose UltraNearfield de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista.
O som imersivo (surround 360°) pode ser controlado na tela do sistema multimídia, criando desde um efeito restrito somente à frente até um totalmente envolvente, por todo o interior do habitáculo. O Personal Space reduz distorções, proporciona graves potentes e entrega um som “sem limites”, como define a Nissan.
O sistema multimídia Nissan Connect, com tela de oito polegadas sensível ao toque e com comandos intuitivos, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. É possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo.
Para conectar os equipamentos no multimídia ou mesmo carregá-los, o Novo Nissan Kicks traz duas entradas USB, sendo uma delas tipo USB-C. Também conhecido como USB Type-C, trata-se de um padrão de conectores com cabos mais resistentes e que proporcionam maior velocidade na transmissão de dados e no carregamento. As entradas USB-C são compatíveis com as versões USB 3.0 e USB 3.1.
Já o painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível para versão Advanced. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança.
No sistema estão informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo. As telas também mostram informações do tacômetro, temperatura externa, áudio e telefone que estiver conectado.
Como já ocorre com o restante da linha Nissan vendida no Brasil, o Novo Nissan Kicks é disponibilizado de fábrica com a etiqueta do sistema Sem Parar, que permite o pagamento de estacionamentos, drive-thru de lanchonetes, abastecimentos, lava-rápidos e pedágios usando exclusivamente o adesivo instalado no para-brisa. O comprador poderá optar por ativá-lo ou não. Se decidir pelo acionamento junto ao Sem Parar, terá valores e ofertas especiais, informa o fabricante.
Seguindo o conceito da Nissan Intelligent Mobility, a empresa introduz no seu crossover várias soluções presentes em modelos da gama mais alta da linha da marca e, também, no 100% elétrico Nissan LEAF.
Um conjunto de dispositivos forma o Nissan Safety Shield, que tem a função de monitorar, proteger e responder em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. Esse “escudo de proteção” ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).
As novidades são o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e os Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade (HBA). Os dois últimos inéditos no segmento, ressalta a Nissan.
O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos nas manobras de ré, já que emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo graças aos sensores instalados nas extremidades do para-choque traseiro, que têm alcance de até 20 metros. O Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) são auxílios importantes para mudanças de faixa de rolamento ou em momentos de distração do condutor.
O BSW emite alertas visual e sonoro ao detectar um veículo ao lado do Novo Nissan Kicks em uma manobra de troca de faixa, enquanto o LDW avisa ao condutor com uma vibração no volante quando o crossover está cruzando uma faixa de rolamento sem a luz de direção acionada, o que previne colisões por distrações e até mesmo saídas involuntárias da via.
O Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade (HBA), que funciona automaticamente a partir dos 30 km/h, muda o facho do farol alto para baixo quando um veículo se aproxima no sentido contrário. Esse equipamento é muito útil em situações de ausência de iluminação ou pouca visibilidade e para evitar o ofuscamento causado pelo farol alto, protegendo também quem está no veículo que vem no sentido oposto.
Estes recursos se somam no Nissan Safety Shield a equipamentos já disponíveis no modelo anterior do crossover, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) e o Alerta de colisão frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB).
O Novo Nissan Kicks vem ainda equipado de série desde a versão de entrada com seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de cadeiras infantis.
Uma falha incompreensível é a ausência de freios a disco nas quatro rodas. Na traseira o freio continua sendo a tambor. Esse é um detalhe que deixa o Kicks em posição de inferioridade se comparado a concorrentes do mesmo segmento.
No aspecto do conforto, a Nissan destaca como novidade o para brisa do Kicks, que agora “tem um tratamento acústico diferenciado para a redução de ruídos internos. Com isso, “a cabine fica silenciosa mesmo em momentos de fortes acelerações. Houve ainda redução do ruído na faixa de frequência de conversas em torno de 35%”, garante a Nissan.
Os bancos dianteiros continuam baseados na tecnologia Gravidade Zero, inspirados em estudos de ergonomia da NASA, a agência espacial norte-americana, que resultam em assentos que cansam menos e reduzem a fadiga do corpo durante longos períodos de condução.
Outro item de conforto é a chave inteligente presencial (I-Key) e sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave.
Motor inalterado
O conjunto mecânico permanece o mesmo, mas a engenharia da Nissan informa que” passou por refinamentos na suspensão e no conjunto de frenagem”. Os engenheiros da montadora trabalharam em novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, “melhorando a área de contato e aumentando a firmeza das suspensões. O aprimoramento do eixo traseiro ampliou a capacidade de acompanhar o movimento na traseira, fazendo com que o carro siga de forma suave, durante as mudanças de faixa ao dirigir”.
Questionado sobre a possibilidade de utilizar um motor turbo no Kicks, a engenharia da Nissan meio que sai pela tangente e ressalta a confiabilidade e leveza do propulsor atual, que segundo informaram é o mais econômico e de mais baixo custo de manutenção da categoria. Sob o capô está o “conhecido propulsor HR16DE de 1,6 litro e 16 válvulas que produz 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm”.
A transmissão automática é a XTRONIC CVT com D-Step (simulação de marchas) e modo Sport.
O Novo Nissan Kicks ganha novas nomenclaturas em suas versões para ficar alinhado com o que a marca japonesa oferece em outros países da América Latina. Os novos nomes são os mesmos lançados com o sedã Novo Nissan Versa, que começou a ser vendido no Brasil em novembro.
O crossover mantém quatro níveis de acabamento com dois tipos de câmbio (manual de 5 velocidades e CVT) e nove opções de cores (3 delas dois tons e disponíveis apenas para a versão Exclusive). O destaque para a linha 2022 é a inédita Azul Elétrico. Serão três opções para o acabamento do interior: totalmente preto, Macchiato (combinada somente com carroceria nas cores Preto, Branco e Branco com Teto Preto) e Cinza com Preto (combinada somente com Azul Elétrico e Azul Elétrico com Teto Preto).
Para quem quiser personalizar seu Kicks a Nissan acrescenta, na linha 2022, seis novos itens que se somam aos 26 já ofertados, destacando-se entre eles o carregador de celular por indução e os retrovisores tilt down, que abaixam quando a ré é engatada.
Com o novo Kicks, a meta da Nissan é alcançar vendas de 50 mil unidades nos próximos 12 meses, diz Tiago Castro, diretor de marketing da Nissan. Se atingir mesmo esse volume as vendas do Kicks irão crescer cerca de 37% em relação ao volume emplacado em 2020 e se aproximaria dos líderes em vendas do segmento.
No mix de vendas, o planejamento da Nissan prevê que as versões de entrada Sense MT (câmbio manual) e Sense CVT (automático), de entrada, representarão 20%, a intermediária Advanced 40% e a superior Exclusive 40%.
Com a pré-venda online já iniciada a partir das 20 horas do dia 25 de fevereiro, a Nissan informou que o Kicks estará disponível na rede de concessionários da marca na segunda metade de março. Os preços sugeridos da linha Kicks 2022 permanecem inalterados em relação à linha atual, a saber:
Sense MT R$ 90.390,00
Sense CVT R$ 98.390
Advanced CVT R$ 106.390
Exclusive CVT R$ 116.390
Atualmente o Nissan Kicks é vendido em diversos países, entre eles os três maiores mercados automotivos do mundo: China, Estados Unidos e Japão. E fabricado na China, Índia, Tailândia, México, além, claro, do Brasil.