Anfavea apoia reformas de Bolsonaro

23/04/2019

São Paulo - Ao assumir a presidencia da Anfavea para a gestão 2019 - 2022, o economista Luis Carlos Moraes, declarou o apoio da associação dos fabricantes de veículos automotores à reforma da previdência nos moldes propostos pelo governo Bolsonaro como primeiro passo para a redução da ociosidade não apenas da indústria automotiva, mas de todos os setores produtivos da economia. Na receita proposta por Moraes para a retomada do desenvolvimento economico do Brasil, ele incluiu a necessidade premente de uma reforma tributária e de um ataque aos gargalos burocráticos de recuperação dos créditos.Hoje a indústria exporta 30% de sua produção e o setor não consegue a restituição dos créditos de impostos recolhidos indevidamente. Também na importação o setor sobre com o custo Brasil resultante das dificuldades burocráticas. Morais citou o exemplo da importação de airbags, "item de segurança obrigatório", mencionando o excesso de taxas e burocracia na liberação alfandegária.

Ressaltou que, não fossem esses gargalos, o Brasil poderia ser muito mais dinâmico das relações comerciais com outros países. "Temos acordos de cooperação com 13 países, enquanto o México tem com 46", disse. Moraes enfatizou que o que a Anfavea busca não é uma solução apenas para o setor automotivo, mas para todos os setores da indústria.

Em sua gestão à frente da Anfavea, o novo presidente disse que irá trabalhar tendo em mente a grande transformação por que passa o setor, que segundo ele, será completamente diferente daqui a 10 anos. Ele mencionou o avanço dos veículos autonomos, as novas formas de mobilidade e o compartilhamentos de veículos. terá também atenção especial à questão dos combustíveis alternativos com enfase no etanol e a eletrificação. Outro ponto a ser observado é na forma de produzir e vender veículos que em breve será totalmente diferente do modelo que hoje conhecemos. "E isso representa uma alteração radical nos perfis de profissionais e de mão de obra que a indústria automobilística irá demandar".

A questão da infraestrutura está também nos planos de solicitações da Anfavea junto ao poder público. Nesse aspecto Moraes mencionou o capítulo Rorais - rotas rurais, do programa Rota 2030. Ele informou que 80% das estradas paulistas ainda não são asfaltadas e a importância dos programas estruturante de endereços rurais, que permitirá o registro de locais no interior de forma a facilitar que os transportadores encontrem seus destinos sem dificuldades e que sejam também encontrados quando necessário.

 

Fábio Doyle